Talvez esta tenha sido a pergunta que acompanhou a Horus durante tantos anos na sua jornada no mercado. Não sabíamos exatamente o que significava, mas tínhamos o sentimento de que algo faltava na atuação dos profissionais que apoiam e suportam os clientes internos e/ou externos nos seus processos de mudança e transformação, de qualquer natureza.
Ficamos com esta pergunta por anos e sempre refletindo sobre uma ação ou solução que fosse eficaz para tornar as organizações e os profissionais mais consultivos, criando e instalando uma dinâmica organizacional mais integrada, madura e baseada em relações genuínas e de confiança.
O que é perfil consultivo?
Para a Horus, o perfil consultivo é uma capacidade inerente a qualquer ser humano, que deve ser expandida e praticada na vida diária, permitindo gerar e estabelecer melhores relações, facilitar boas conversas com a finalidade de compreender as reais questões e “inquietações” das pessoas. O pilar essencial para o desenvolvimento do perfil consultivo é a promoção do autoconhecimento alheio e de si, bem como a constante prática da vulnerabilidade.
No âmbito profissional, a prática desta capacidade permite entender a real necessidade dos clientes e poder elaborar soluções integradas e consistentes que, de fato, auxiliarão na sua jornada de transformação. Este perfil se aplica a diversas profissões e atuações no mercado, já que consiste em reconhecer e desenvolver as capacidades sutis.
I’m as proud of many of the things we haven’t done as the …Steve Jobs
Mergulhe na visão que a Horus Consultoria tem sobre esta capacidade, tão essencial para o futuro no mercado de trabalho! Conheça um pouco mais sobre as nossas experiências para compreender o que é perfil consultivo aplicado ao dia-a-dia.