Como vimos na história, que conta a origem do conceito Mental Toughness, foram sendo realizados diversos estudos até concluir os fatores e obter uma definição para o termo. Essa definição nasce do trabalho conjunto do Professor Peter Clough e do Diretor da AQR International Doug Strycharczyk. Foi definido algo semelhante à definição original de Mental Toughness, que parece ter resistido ao teste do tempo nos últimos vinte anos:
“Um traço de personalidade que determina, em parte, como os indivíduos respondem quando expostos a estressores, pressões, oportunidades e desafios… independentemente da situação prevalecente.”
(Clough & Strycharczyk, 2011)
Definição de Mental Toughness
Quais fatores determinam o comportamento e o desempenho?
Em primeiro lugar, os pesquisadores confirmam que Mental Toughness é um traço de personalidade. Emergiu como um traço de personalidade plástico estreito. Muitas vezes, eles descrevem como metacognitiva.
Quando falamos de plasticidade, queremos dizer que não é necessariamente fixo, mas passível de algum grau de mudança. Essa mudança pode ocorrer de maneira não planejada, por exemplo, como resultado de um luto ou uma grande perda ou por meio de um plano de desenvolvimento, seja por um processo de coaching, uma atividade experiencial direcionada ou devido a um Programa específico de desenvolvimento.
Não faz muito tempo, acreditava-se que os traços de personalidade eram atributos bastante fixos. Agora sabemos que todos os traços de personalidade são plásticos até certo ponto. Alguns em grande medida, outros em menor grau. Mental Toughness é um traço de personalidade bastante plástico. O que é uma boa notícia se estamos tentando ajudar pessoas e organizações a se desenvolver de alguma maneira. Significativamente, introduz a noção de metacognição.
A maior parte do trabalho sobre personalidade nos últimos 70 anos concentrou-se em aspectos comportamentais da personalidade. Examinar e compreender como agimos quando os eventos ocorrem. Isso pode ser útil, mas é limitado. Isso realmente não explica por que agimos de uma maneira específica quando algo acontece.
Mental Toughness descreve e avalia como você pensa quando algo acontece. Examina suas respostas mentais em vez de descrever o comportamento. Isso nos ajuda a entender por que você age quando algo acontece.
Os tópicos abaixo resumem as particularidades do conceito Mental Toughness e as diferenças com relação a outros trabalhos relacionados a traços de personalidade:
- A maioria dos traços de personalidade descreve e ajuda você a avaliar “como você age quando as coisas acontecem”. Eles descrevem o COMPORTAMENTO.
- Mental Toughness descreve e avalia “como você pensa quando algo acontece”. Suas respostas
- Isso nos ajuda a entender “POR QUE você age quando algo acontece”.
Para ampliar mais o entendimento das particularidades do conceito, é pertinente trazer luz ao conceito de comportamento e desempenho, uma vez que Mental Toughness faz parte dessa combinação.
Quais fatores determinam o comportamento e o desempenho?
O comportamento é o resultado de vários fatores, muitos dos quais são independentes – eles não necessariamente ocorrem juntos. Alguns que podemos destacar incluem:
- Motivação
- Interesse
- Circunstância
- Suporte
- Recursos
- Habilidades
- Conhecimento
Estudar comportamento é muito comum no campo acadêmico, especialmente na psicologia comportamental e organizacional, porque está correlacionado com desempenho. É o que sustenta as estruturas de competências. Uma competência é um conjunto de comportamentos que as organizações consideram importantes para alcançar os objetivos e resultados.
Dois dos fatores mais importantes que formam um comportamento são: (1) Habilidade e (2) Mental Toughness. Não podemos nos comportar de uma maneira particular se não tivermos a capacidade de fazê-lo e não podemos nos comportar como desejamos se não ACHAMOS que podemos fazê-lo.
Cerca de 50% de nossa variação de desempenho e comportamento pode ser explicada apenas por esses dois fatores. No entanto, existem outros fatores que podem influenciar e fazer a diferença também, são eles: nossa motivação e nossos interesses. Nós nos comportamos de maneira diferente quando fazemos algo que queremos fazer e no qual temos interesse do que quando isso não acontece.
Da mesma forma, as circunstâncias podem variar. Em alguns momentos, nos sentiremos mais confortáveis e em outros menos. Isso vai impactar no comportamento. A extensão em que somos apoiados/suportados é um fator que também pode variar de diferentes formas o comportamento.
Os recursos também podem ser um fator. Ter bons recursos para fazer o que é solicitado produzirá uma resposta comportamental diferente do que se não tiver os recursos necessários disponíveis. Habilidades e conhecimento também terão impacto. Se eu tiver as habilidades e souber o que devo fazer, responderei de maneira diferente do que se não soubesse.
Apontamos alguns dos fatores mais relevantes relacionados ao comportamento. Entretanto, devem existir mais e deixamos você refletir sobre alguns deles. Normalmente, estão inter-relacionados. Isso nos ajuda a ilustrar como somos seres complexos e que nosso comportamento nem sempre é tão previsível quanto muitos imaginam, embora possa ser observável.
Com Mental Toughness, não podemos ver o que há dentro da cabeça de alguém, mas sabemos que as respostas mentais são razoavelmente consistentes. O conceito Mental Toughness nos possibilita essa visão.
Mental Toughness determina, em grande parte, como os indivíduos se comportam quando expostos à pressão, estresse e desafios. Isso significa que Mental Toughness pode explicar como os indivíduos se comportam diante de adversidades e desafios.
Sabemos que não se restringe a toda explicação para “comportamento”, já que existem muitos outros fatores envolvidos que podem afetar os indivíduos de distintas formas. Mas sabemos por pesquisas e estudos de caso que, Mental Toughness é provavelmente um dos traços de personalidade mais importantes quando se trata de entender por que e como nos comportamos em diferentes situações.
Estamos cada vez mais capazes de compreender a interação entre os traços de personalidade, mas o que também está surgindo é que entender Mental Toughness é fundamentalmente importante. Sabemos que existe uma ligação entre Mental Toughness e desempenho.
Dois importantes estudos no mundo da educação mostram, por exemplo, que há uma correlação entre as notas de um jovem em exames e seu grau de Mental Toughness. Mental Toughness pode explicar até 25% da variação nas notas dos exames. Padrões semelhantes surgem no ambiente laboral. Isso é extremamente significativo e ajuda a entender por que, ao olhar para duas pessoas, que possuem formação, educação e experiência semelhantes, quando colocadas numa mesma posição ou numa posição semelhante, uma pode ter sucesso e a outra pode falhar. Um resumo final para consolidar a definição de Mental Toughness:
- Mental Toughness explica uma parte muito significativa de suas respostas – sua atitude em relação aos eventos… É importante.
- Pode haver outros fatores a serem considerados – habilidade, motivação, conhecimento, circunstâncias, preferências, outros aspectos da personalidade, etc.
- Explica tanto quanto a habilidade e mais do que outros fatores.
Resgatando a definição do conceito, onde temos o verbo “respondem” em negrito: “…como os indivíduos respondem quando expostos a estressores, pressões, oportunidades e desafios…O termo “responder” foi usado de propósito na definição de Mental Toughness. Essa resposta pode ocorrer de 2 formas diferentes:
- Resposta Ativa: lida com a pressão (tende a lidar com o mundo ao redor de forma positiva mesmo que seja desafiador. Vê o mundo cheio de oportunidades e tem confiança para lidar com os problemas e desafios)
- Resposta Passiva: mais relacionado à resiliência, maior passividade frente ao mundo
Ainda explorando a definição, resta destacar o termo final em negrito relacionada à: …independentemente da situação prevalecente.”
Finalmente, se olharmos para essa última parte, vemos que se trata da noção de que “sou diferente no trabalho do que eu sou em casa”. Pode haver uma verdade nisso.
É claro que a dinâmica em diferentes ambientes permitirá que as pessoas se comportem de maneira distinta. A evidência mostra que o traço Mental Toughness se mantém, não importa onde você esteja.
No entanto, ambientes diferentes têm regras e expectativas específicas e é isso que explica, em grande parte, por que você se comporta de maneira distinta. Por exemplo, um dos componentes do conceito Mental Toughness é o Controle Emocional. Se você tem baixo controle emocional, isso pode significar que, em casa, quando está com raiva, você pode demonstrar sua raiva. Você provavelmente não faria isso no trabalho caso a mesma situação surja, porque você sabe que as regras no local de trabalho são diferentes e as consequências, como perder o emprego, podem ser mais graves.
Então, você modera seu comportamento quando está no local de trabalho, mas continua sendo a mesma pessoa “internamente”. O que realmente interessa é “POR QUE” agimos de uma maneira particular quando algo acontece. O comportamento será diferente dependendo da situação, pois a resposta varia, no entanto, a forma como você pensa é, geralmente, a mesma. Se algo o irrita em um ambiente, irá irritá-lo (a) em outro também. Mas você pode gerenciar suas respostas de forma distinta, dependendo de cada situação.
Para sumarizar os pontos mais relevantes sobre a definição de Mental Toughness, deixamos o quadro abaixo:
o É um Traço de Personalidade – extremamente significativo – não é o único fator. o É universal – é aplicável em todas as esferas da vida. o Tem um componente genético. o Ambiente e experiência moldam Mental Toughness o Pode aumentar ou diminuir – é possível desenvolver – o autoconhecimento, a reflexão, a prática e a avaliação do desenvolvimento são fundamentais. o É um espectro – com Mental Toughness de um lado e Mental Sensititvity (oposto) do outro – eles não são rotulados como “bons” e “ruins”. |
Deixamos algumas questões reflexivas para você digerir sobre essa definição e poder avaliar o benefício que o conceito Mental Toughness pode trazer para você, sua empresa e para a sociedade de maneira geral:
Como você se considera frente ao conceito Mental Toughness explorado e abordado nesse artigo? Você acredita que o conceito pode colaborar para conhecer mais o traço de personalidade dos indivíduos? Qual o diferencial desse conceito comparado aos que você já conhece no mercado?