Vamos dar a bandeirada final para o ano de 2021. Um ano cheio de variações e transformações na sociedade, nas relações, nos negócios, no mercado, na economia e na saúde. Estamos aprendendo a viver com novas regras de convívio social, desenvolvendo a nossa capacidade de adaptação e flexibilização aos novos modelos de trabalho e meios de comunicação. Foram mudanças que afetaram a todos em várias partes do planeta e mudaram padrões significativos.
Chegamos ao fim de 2021, um ano repleto de mudanças em todos os âmbitos e esferas da vida
Enfim, nem sempre a mudança é uma escolha nossa. Algumas delas ocorrem por fatores externos que não temos controle, podendo nos pegar desprevenidos e despreparados. O lado positivo disso é que temos que incorporar novos comportamentos, padrões e condutas. E o negativo é que nos gera resistências e frustrações, bem como medos e certas angustias.
Um ano cheio de variações e transformações na sociedade
Como lidei com as mudanças?
Não podemos afirmar que todos já incorporaram as mudanças, pois sabemos que o ano também deixou como legado perdas e experimentação de situações complexas e tristes nos núcleos familiares que, talvez, tome mais tempo para serem processadas e superadas.
Diante desse cenário, o que sugerimos é que façamos uma pausa para analisar o ano de 2021 sob todas as perspectivas da sua vida para poder trazer luz aos aprendizados e ganhos. Dedicar um tempo para colocar tudo numa balança e avaliar o processo e cada etapa. Incluindo nessa pausa algumas questões reflexivas para expandir a consciência: “Como lidei com as mudanças? Se houve dificuldade, como eu superei? Ou enfrentei? Tive alguma transformação significativa no meu íntimo/interior? Como lidei com o entorno? Como reagi? E que sentimentos estiveram mais predominantes nesse processo?
Esse convite de olhar para dentro nos ajuda a ficar um pouco mais distante do cenário externo e faz com que tenhamos foco no que realmente importa: EU. Esse convite também inclui um descanso mental mais profundo e uma ativação da faculdade do SENTIR, do prazer, do relaxar. Desconectar do excesso de informações também faz parte desse convite para evitar o PENSAR ansioso e acelerado.
O isolamento foi muito importante para conter e/ou controlar a pandemia. O isolamento do meio agora deve servir para se refugiar para o seu EU interior, uma peça chave para processar tudo e poder vislumbrar o que vem pela frente. Projetar o ano de 2022 com calma, tranquilidade, leveza e paz.
Esse isolamento implica o desafio de deixar de lado as mídias e redes sociais e reuniões, lives ou podcats para reter menos informação e poder abrir novos espaços interiores, sem interferências, sem cobranças e compromissos.
Acreditamos que esses momentos de pausa podem ressignificar o curso e trazer muita inovação e criação.
Aproveitamos para desejar a todos um Natal de união, convivência e harmonia. Que cada família e SER possa ter os momentos de conexão com o meio, com a natureza e com o outro de forma simples, natural e espontânea, permitindo abrir portais de amor, respeito e verdadeira igualdade.
Curta os momentos para socializar para se distrair e se divertir. Esteja com a escuta ativa, pois poderá captar sutilezas para sua vida e seus sonhos futuros. Observe mais e fale menos, ouça com atenção e sem preconceitos e filtros. Abra os portais das possibilidades por meio da curiosidade.
Feliz Natal esteja você onde e com quem estiver.
Para rever 2021, disponibilizamos mais algumas questões reflexivas, permitindo maior conexão individual:
O que esse ano de 2021 me ensinou no campo pessoal, familiar, profissional e social?
Existiram fatores que me fizeram olhar para dentro e me perceber mais? Se sim, o que pude perceber sobre mim?
Quais os principais aprendizados?
E para 2022…
O que quero estar fazendo?
O que é verdadeiramente importante para mim hoje e durante 2022?
Estou preparado (a) ou terei que me preparar?
Que oportunidades começo a ver que não havia percebido antes?
O que faz sentido para mim? Que me preenche e me satisfaz de verdade?
Com quem quero estar e como quero viver?
Qual será a minha versão em 2022?
O que posso fazer diferente de 2021?
Após as reflexões, ao invés de ficar matutando as respostas, saia a caminhar, ver a natureza, respirar para que os insights e inspirações cheguem de forma natural e livremente.
Que 2022 chegue em forma de novos significados e que permita um silêncio acolhedor e enriquecedor para começar uma nova jornada.
Boas Festas!
Equipe Horus
Cintia obrigada por compartilhar estas questões tão simples mas tão importantes para este momento de retomada de projetos pessoais e profissionais, São reflexões que nos levarão ao autoconhecimento e nosso proposito de vida. abraços e que venha 2022 nos trazendo esperança, paz, saúde e alegria.
Solange, realmente são reflexões simples, mas que nos ajudam a ver nosso propósito com maior clareza, propiciando a expansão do autoconhecimento. Grata pela mensagem e desejo a você e todos familiares e entes queridos muito paz interior e trocas harmoniosas. Feliz 2022!