O crescimento equilibrado e integral se dá a partir do respaldo de um processo de desenvolvimento, que permite instalar raízes fortes e valores essenciais. Caso contrário, este crescimento não se sustentará e/ou poderá apresentar sintomas gradativos de regressos e crises. Igual ao ser humano, que precisa se desenvolver ao longo do seu crescimento até a fase adulta, uma empresa também necessita criar e cultivar iniciativas e ações de desenvolvimento que favorecerão uma evolução sadia, orgânica, equilibrada e alinhada aos valores e diretrizes da empresa. Mas a questão é: Sob que aspectos uma empresa precisa se desenvolver? E como conciliar crescimento e expansão com desenvolvimento humano e organizacional, já que muitas vezes concorrem e competem entre si?
Desenvolvimento Humano e Organizacional
Eventos e Programas de Integração
Liderança e Desenvolvimento de Líderes
O Envolvimento nos Processos de Desenvolvimento
Desenvolvendo as Novas Gerações
A Arte de Perguntar e a Cultura de Desenvolvimento
Desenvolvimento e Integração
Responder a estas perguntas não é uma tarefa muito fácil, principalmente porque dependerá dos cenários e contextos de cada empresa, no entanto uma coisa é certa, os fundadores, empresários e executivos precisam dar atenção e prioridade a estes aspectos para construir e posicionar no mercado empresas com fortalezas que as mantenham vivas por longos períodos. Também é responsabilidade das organizações desenvolver as pessoas que atuam nelas como forma de contribuir para uma sociedade mais madura e consciente.
Apesar de reconhecer a dificuldade de encontrar respostas às perguntas acima, tentaremos descrever alguns fatores de extrema relevância que qualquer empresa deveria estar atenta nos dias de hoje para gerar seus planos de desenvolvimento humano e organizacional:
- Desenvolvimento de líderes maduros para gerir suas equipes e tomar decisões acertadas e conscientes;
- Formação de pessoas autossuficientes e com capacidade de aprender e desaprender para atuar num mundo cada vez mais mutável e ágil;
- Fomento do autoconhecimento dos seus profissionais para facilitar as relações internas, abertura das capacidades de resiliência e vulnerabilidade;
- Tendências e mudanças no mercado em que atuam para preparar os profissionais para o futuro, abrindo suas mentes e ampliando visões;
- Planejamento das carreiras para auxiliar nos novos caminhos profissionais internos e para o mercado.
Quais os benefícios de investir no desenvolvimento humano e organizacional?
Além destes fatores, obviamente cada empresa deverá elaborar seus próprios pilares de desenvolvimento organizacional, já que dependerá do momento e cenário. Entretanto, entendemos que estes aspectos, além de contribuir para uma sociedade melhor, trarão benefícios reais, diretos e tangíveis para os resultados do negócio, por estarem focados na conscientização e formação dos profissionais que atuam na empresa e que, diariamente, tomam decisões nas interações com suas equipes, pares, superiores, clientes e fornecedores.
Pode parecer uma gota no oceano atuar nos planos de desenvolvimento humano e organizacional, pois demoram muito para que os resultados sejam percebidos e por demandar muito esforço e dedicação, no entanto são eles que fortalecem um crescimento sustentável, que propiciam abertura e flexibilidade para as mudanças e transformações tão requeridas e necessárias que as empresas vem enfrentando no mercado hoje com maior frequência e velocidade.
O desenvolvimento organizacional deveria vir acompanhado de integração, pois quanto mais coletivo e interativo forem estas ações e iniciativas, mais aprendizados e trocas serão fomentados, gerando experiências similares e maior amadurecimento. Por isso, o tema integração tem valor dentro das empresas. Não devem ser idealizados e executados como eventos e festas, mas sim como movimentos que visam incluir todos os envolvidos e impactados, a partir de vivências, dinâmicas e muita interação sob a ótica do humano. Como consequência, os profissionais adotarão uma postura e linguagem uniforme e comum, sempre alinhado aos objetivos da empresa e do negócio.
Para concluirmos esta breve introdução sobre os temas Desenvolvimento e Integração nas empresas, deixamos uma reflexão que resgata as perguntas iniciais: Será que estou dando a devida importância e prioridade aos meus planos de desenvolvimento? Será que almejo crescer em detrimento do desenvolvimento?
Caso sinta que precisa fortalecer seus planos e processos de desenvolvimento e integração para expandir, crescer, mudar e transformar, leia mais sobre os conceitos da Horus Consultoria sobre estes temas. Ampliando a visão, poderá compreender quais são suas prioridades e reais necessidades!