O Movimento HARA nasce da experiência de vida da sócia-fundadora da Horus Consultoria. Por esta razão, publicamos e atualizamos nossos conteúdos, ações e iniciativas na website da Horus.
Muito da Filosofia e princípios do Movimento HARA estão impressos nos serviços de consultoria da HORUS.
O Movimento Hara
O HARA não é um projeto e nem um serviço, é um movimento que pretende se expandir de maneira natural e gradual em diversos locais no Brasil e no mundo. Após muitos anos de instabilidade e conflitos internos, provocados por muita inquietação e uma intensa força interior que sempre caracterizou Cintia Pinheiro neste mundo, ela passa por uma crise que a levou a uma desconexão de si própria. Após a primeira crise, em 2010 continuou buscando mecanismos para seu próprio equilíbrio e paz interior, no entanto sem muito sucesso. No meio de várias tentativas e buscas, começou a perceber que tinha que desacelerar e aprender a escutar a si mesma – não sua cabeça “mente” – mas sua alma, intuição e consciência. Numa jornada com altos e baixos, de vários encontros e desencontros, começou a se tranquilizar e a se conectar consigo própria. Neste momento, que ocorre no final de 2018, nasce o Movimento HARA e, junto, traz um sentido e um propósito diferente na sua vida. Ela tem consciência de que o movimento está apenas iniciando e que terá que passar por muitas etapas para se desenvolver e expandir, no entanto tem a convicção de que é algo que precisa ser disseminado na sociedade. Ela entende que sua atuação com o Movimento HARA será um pilar fundamental para seu equilíbrio e também poderá colaborar com o processo daqueles que vivem ou estão passando por conflitos e momentos similares.
Conheça um pouco mais do movimento HARA.
Nossa Existência
Existimos para criar e estabelecer espaços de confiança e respeito mútuo para fomentar a conexão do indivíduo com ele mesmo, facilitando a percepção de si próprio para que possa se fortalecer na sua essência e ampliar a conexão com o entorno de maneira saudável.
Significado da palavra HARA
Hara – o segundo chakra – onde se acumula não só força vital, mas também a alegria de viver e a criatividade. Os chineses chamam a região do hara, o ventre, de tan tien e os indianos acreditam que nesse local fica o swadhisthana. Quanto mais perceptivo estiver em relação ao centro do hara, menos medo terá da vida e da morte. Buscando esse centro é possível viver em plenitude.
Nossas Abordagens e Ferramentas
- Antroposofia de Rudolf Steiner e Ontologia de Humberto Maturana;
- Movimentos corporais;
- Respirações e técnicas de concentração;
- Arte como meio de reconexão com o eu verdadeiro/essência;
- Diálogos e debates;
- Atividades lúdicas e de estímulo do prazer;
- Distintas vivências coletivas e individuais;
Nossa Crença e Filosofia de Trabalho
O HARA é um movimento que promove vivências e encontros para facilitar esse processo de volta à nossa conexão individual, com muito cuidado, respeito e compreensão, já que devemos levar em consideração o momento, o nível de consciência, abertura e aceitação de cada um. Acreditamos que, ao longo do nosso processo de formação como seres humanos adultos, geramos bloqueios emocionais, físicos, mentais e espirituais conscientes e/ou inconscientes que nos afastam da nossa verdadeira essência. Uma forma de dissolver estes bloqueios é retornando ao nosso verdadeiro eu, um caminho muitas vezes solitário, porém transformador.
A quem se destina?
A qualquer pessoa ou instituição/organização que se interessa pelo autoconhecimento e pela busca da sua essência. Focamos especialmente nas Instituições de reclusão, bem como seus funcionários diretos e os familiares dos reclusos.
Aos interessados em fazer parte de uma humanidade mais saudável e integrada, entre em contato com o HARA através do formulário abaixo: